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Testes de Habilidade
Qui Abr 27 2023, 20:07
Testando suas habilidades
Regras Básicas
Agora que você conhece como deve realizar ações básicas, explicar os tipos de desafios que você encontrará em sua jornada – Aqui vou introduzir os diferentes tipos de Testes de Habilidades e como eles impactam a forma como você joga os dados e o resultado que eles trarão.
• Teste de Habilidade: O teste de habilidade acontece quando você tenta executar uma tarefa de resultado incerto. Tanto o contexto quanto o tempo disponível interferem na necessidade de rolar um dado – Por Exemplo – escalar uma árvore sem pressão alguma, com muito tempo de sobra, é uma atividade com praticamente zero chances de fracasso, neste caso como a chance é quase nula, não há necessidade de realizar um teste de habilidade. Porém, caso você esteja sendo perseguido e precise escalar a árvore, tanto sua pressa quanto a falta de tempo fazem o teste de habilidade necessário, neste caso você rola o .
• Teste Resistido: os testes resistidos só ocorrem quando duas pessoas realizam algum tipo de tarefa de modo competitivo, neste tipo de situação, ambos os participantes devem: Selecionar seus atributos cabíveis para a situação – lançar o dado – somar valores bônus , se houver algum disponível – e então comparar ambos os resultados, aquele que tiver o maior resultado vence. Caso ocorra empate, os bônus são removidos e quem tiver o maior resultado sem sua adição ganha. Se mesmo assim houver empate, os dados devem ser rolados novamente – ou inicia-se um novo turno, caso os participantes desejem e o narrador aprove.
• Teste Cooperativo: Um teste cooperativo acontece quando duas pessoas unem esforços para realizar uma tarefa específica. Neste tipo de situação, há duas possibilidades para o personagem ajudante: Apoio sem Treinamento quando o personagem não é treinado na perícia envolvida no teste, neste caso ele faz um teste básico contra a dificuldade 10 , caso passe no teste, o aliado recebe um Dado D2 de Apoio (Equivalente ao D2 padrão, porém concebido por fatores externos, como ajuda de algum aliado ou do ambiente, sem envolver sorte ou habilidade), caso o resultado seja igual ou superior a 15 ele adiciona 2 . – Apoio com Treinamento neste caso o personagem que está ajudando apenas adiciona dados de apoio equivalentes ao valor de sua característica da pericia do teste.
• Penalidades: Sempre que uma situação não sai como esperado, quando algo está fora de controle ou algum efeito climático está dificultando sua vida você deve estar pronto para lidar com Dados de Penalidade . Seu efeito é o mesmo do Dado da Sorte e do Dado de Apoio , porém, ao conseguir o valor 2, você reduz em -2 o valor obtido no teste – Por Exemplo – Ao tentar escalar uma árvore, enquanto é perseguido, devido a forte chuva você deve lidar com 1 dado de Penalidade , a dificuldade da escalada é 10, caso você tire 11 no seu teste, e, 2 no seu dado de penalidade, seu resultado cai para 9 e você fracassa – O dado de Penalidade pode surgir de muitas formas, desde os já citados efeitos climáticos, até terreno difícil ou outras condições mentais como medo ou ansiedade.
Kenobi, Horyuu e Kiiro acharam sua mensagem honorável
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