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Combate à Distância
Seg maio 08 2023, 20:57
Combate à Distância
Regras Avançadas
Todo tipo de arma ou ataque que for realizado em um alvo que não esteja no alcance engajado será considerado um ataque à distância, desde Facas e Estrelas Ninjas até Arcos e Arcabuzes. Antes de mais nada você deve entender um breve conceito sobre alcance dos ataques em combate – A Precisão.
Como você já deve saber, sua Destreza mede sua coordenação motora geral. Dentre as inúmeras habilidades que ela está relacionada, Pontaria e Precisão também é uma delas. A Precisão é um Atributo "escondido" e ela define qual a distância que seu personagem pode realizar ataques sem ser penalizado, veja a tabela abaixo para entender melhor:
Alcance do Ataque Valor em Metros Destreza Necessária Penalidade do Ataque Engajado 1/2 metros Não Aplicável Curto Até 10 metros 1 Nada Médio 11 à 25 metros 2 Longo 26 à 40 metros 3 Extremo Acima 41 metros 4
Em resumo, atacar um alvo engajado com um arremesso ou disparo lhe da uma penalidade de 1 , enquanto no alcance curto, contanto que tenha pelo menos 1 ponto em destreza (Valor Inicial) você pode atacar normalmente. A partir do alcance médio você precisa de 2 pontos e a penalidade por atacar sem ele é de 1 , acima do alcance médio, tanto o valor de destreza necessário e a penalidade aumentam em +1 por nível.
Prosseguindo, em um combate à distância você pode Disparar/Arremessar, Suprimir, obter Cobertura e Mirar.
• Disparo (Ação Padrão) Usa sua arma para disparar contra um oponente – Durante o seu turno, enquanto estiver equipado com uma arma de disparo, seja ela um arco ou Tanegashima. Enquanto esta arma estiver recarregada, você pode realizar um disparo contra um único alvo que esteja no seu alcance de visão, respeitando o valor de dificuldade de acordo com a distância do alvo – Lembrando que o valor de Alcance na descrição da arma refere-se apenas ao valor em que seu dano é aplicado normalmente, acima disso o valor cai pela metade e acertos não causam Dano Extra.
• Arremesso (Ação Padrão) Arremessa a arma que estiver equipado em seu oponente – Durante o seu turno, enquanto estiver equipado com uma lâmina curta, você pode usar sua ação para atirar esta arma equipada em um oponente. As mesmas regras de alcance e distância de pontaria se aplicam para as armas de arremesso – Caso você arremesse uma arma que não esteja listada como "Lâminas Curtas", você adiciona ao seu ataque – Explosivos são considerados como armas de arremesso e podem ser lançadas até o alcance médio.
• Supressão (Ação Padrão) Realiza um ataque com o intuito de interceptar um alvo – Durante o seu turno, enquanto estiver equipado com uma arma de disparo ou arremesso você pode realizar a ação Supressão, com ela, você faz um ataque contra a Dificuldade 10, caso passe, um alvo é suprimido com sucesso, tendo seu deslocamento reduzido pela metade no próximo turno e adicionando em qualquer um de seus testes.
• Mirar (Manobra) Toma tempo para mirar e aumentar suas chances de acerto – Durante o seu turno, você pode usar sua manobra antes de realizar um disparo para poder mirar, recebendo em seu próximo ataque – Você também pode optar por mirar em uma parte específica do corpo de seu alvo, neste caso você não adiciona nenhum bônus, ao invés disso você terá uma penalidade de , porém, caso acerte o alvo, a área definida será atingida.
• Obtendo Cobertura Durante o seu turno, você pode optar por tentar obter cobertura – Geralmente ocorre consumindo uma manobra para isso – ao obter cobertura, qualquer ataque a distância realizado contra você será feito com penalidade dependendo do tipo de cobertura – Meia Cobertura : refere-se a meia superfície, como mesas, muros pequenos, pedras ou até mesmo corpos – Cobertura Total : refere-se a objetos grandes como árvores e paredes que possam lhe proteger por completo.
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